Técnicas de aprendizagem acelerada

Método Prático de Estudos 2C2R | A Pirâmide do Aprendizado – parte 1

No Ensino médio eu sempre pesquisava por técnicas de aprendizagem acelerada.

É interessante lembrar disso porque na época eu acreditava que se eu continuasse a procurar técnicas, cada vez mais estratégias, eventualmente encontraria A técnica, o Santo Graal das ferramentas mentais, e que ao usa-la iria ser capaz de conquistar as melhores notas, e aprender qualquer coisa.

No post de hoje vou te ensinar como essa ideia é equivocada(abrace a complexidade), uma fantasia e na melhor parte do conteúdo vou te apresentar o Método da Pirâmide.

Existem varias técnicas de estudos mas você que quer assumir a responsabilidade do seu próprio aprendizado não pode ficar refém de apenas 1, ou 10, existem varias formas de fazer a mesma coisa, mas quem vence, ou quem é mais rápido é a pessoa com as melhores estratégias, e a maior maestria sobre elas.

Então vem comigo e bons estudos!

O Método Prático – O primeiro C

Nesse post vc aprendeu, e agora vou resumir e acrescentar, algumas ideias fundamentais.

Gostaria que vc levasse pra sua vida e para os seus estudos a partir de agora esse conhecimento do primeiro C.

Grandes ideias

A técnica de estudos perfeita é um mito!

Não existe somente uma técnica de estudo perfeito, a maturidade nos estudos vai te mostrar(mesmo que na marra) que em alguns momentos o palácio da memória é a melhor pedida, mas em outras a revisão espaçada imperará, não tem receita pra todas as situações.

O que é a pirâmide do aprendizado?

A pirâmide do aprendizado é uma forma de pensar e organizar as técnicas de estudos, que vão desde aquelas que resolvem o problema no curto prazo, como entender o que o seu professor vai explicar na aula, e registrar isso em algum lugar de tal forma a que depois, talvez em casa, vc consiga pegar aquela anotações e comprovar o entendimento, e clarificar a sua proficiência e não somente a ilusão de competência(sensação de familiaridade)

O Primeiro C da Pirâmide do Aprendizado

O primeiro C vem de Captura.

No curto prazo vc estará em contato com a informação talvez pela primeira vez, pode ser lendo um livro, ou vendo uma aula.

E nesse momento vc precisa pensar, principalmente, em garantir que conseguirá entender ao máximo do que esta sendo passado, e pra isso as formulas de técnicas como:

  • Mapas mentais;
  • Topificação;
  • Método de cornell;
  • Etc

São estratégias de estudos focadas em CAPTURAR as informações, o que permitem que ao final da aula vc tenha registrado um gama muito boa de conteúdo.

Além de conseguir durante a anotações, pensar sobre o que esta capturando, o que aumenta o engajamento nos estudos.

Como no caso do método de cornell terá clareza sobre suas dúvidas, o que talvez possa acelerar o tempo que leva pra vc ir perguntar algo ao professor, ou pesquisar mais profundamente.

Anotações Eficientes

As técnicas de anotações são bem importantes, e por isso criei um treinamento com as que acho essencial.

se vc clicar aqui vc será levado a uma página com mais informações sobre esse treinamento.

Estou dando um bônus atualmente pra quem entra pra turma, assim que vc entrar, vc entra em contato comigo e agenda sua consultoria de estudos gratuita comigo.

Sabe aquele problema que vc está tendo nos estudos e não sabe como vencer esse bloqueio? Talvez nossa conversa gere os insights necessário para resolver o seu problema.

Então é só clicar aqui se ficou interessado em conhecer o Anotações Eficientes.

Rolar para cima
× Dúvidas? Fala Comigo.