Quantas horas e matérias estudar por dia

Como Descobrir Quantas Matérias e Horas Estudar por Dia?

Tópicos principais da aula de hoje | O que vc aprendeu?

Tópico 1: Todo Estudante é diferente.

O estudante é diferente

Todo estudante é diferente, somado a isso existe a diversidade de técnicas de estudos, e um campo de estudos chamado metacognição que apesar de já sabermos varias coisas que impactam o aprendizagem e a performance dos estudantes, ainda (acredito eu) não chegamos nem a superfície das possibilidades desse campo.

Tópico 2: Qual o mínimo de horas que te recomendo a estudar

Quanto tempo devo estudar por dia

O mínimo de horas que recomendo a você que estude é 1 hora, mas por que?

Primeiro, é importante que vc entenda que o seu caso é diferente de todos os outros estudantes, e o plano de estudos perfeito, só existe quando vc, semana a semana, analisa o que está fazendo, o desempenho das suas estratégias, e testa as mudanças que ocorreram.

Uma característica que vc pode levar em conta quando for desenvolver um plano de estudo é a sua facilidade com cada matéria(se ela existir é claro). 

Se matemática pra vc é de fácil assimilação, então o tempo dedicado pra treinar  seus estudos deve ser menor que outras matérias que tem + dificuldade.

Então o porque da minha recomendação de uma hora tem base no uso desse tempo para:

  • Não use para estudar, se vc tem apenas uma hora por dia. 
  • Vc precisa se concentrar em fixar o que estudou na aula
  • E em estratégias para lembrar desse conteúdo para o longo prazo(usando flash cards por exemplo) 
Uma dica extra que funciona muito bem é distribuir as matérias no decorrer da semana, assim vc não fica restrito ao “dia da matéria X”. Tente passar pelo menos 2 vezes por semana em cada matéria.

Tópico 3: O que é mais importante nos estudos, qualidade ou quantidade?

Como escrevi na imagem acima, o seu foco quando estiver começando a estudar alguma matéria precisa ser o estabelecimento do método que funciona melhor pra vc.

👉 Flash cards ou Mapas mentais?

👉 Quem sabe os dois?

👉 1 horas de estudos ou 5?

👉 Estudar na segunda feira ou na quarta?

Estas e outras dúvidas precisam fazer parte do seu dia a dia de estudante, pois do contrario vc sofrerá por essa passividade.

Não seja escravo do currículo, não acredite que seu professor saiba como dar aulas (só por que ele é o seu professor), não aceite recomendações de livros e materiais sem algum tipo de embasamento, ou algo que te concreto que te convença.

É a sua jornada! Você sabia que seus estudos transformam literalmente, a configuração física do seu cérebro(fonte: link)? 

Não dê essa capacidade pra qualquer pessoa, e não esqueça de que VOCÊ é que precisa ser o maior agente causador das mudanças no seu cérebro, assuma essa responsabilidade.

E voltando ao assunto do tópico😅, como no inicio vc tem mais perguntas do que respostas de como estudar matéria X ou Y, logo esse começo será lento, mas conforme suas respostas vão aparecendo, semana a semana vc irá refinar suas estratégias fazendo com que acelere seu processo de aprendizagem.

Tópico 4: Balança do Tempo Perfeito

Quanto tempo vc precisa estudar por matéria?

Encontrar o tempo perfeito é uma estratégia de estudos.

Ou seja, você estabelece um conjunto de ações e métricas para medir os resultados dessa ação.

Explicando melhor, e de forma super clara, vou usar o estudo de matemática.

Existem vários tópicos que vc precisa aprender, mas 3 deles vão servir para o exemplo, são:

  1. Álgebra;
  2. Geometria;
  3. Discreta

Fonte: link

Quero descobrir quais são os melhores dias para usar as 4 horas que vou dedicar para estudar matemática por semana.
O que eu sei?(use essas perguntas para nortear seu pensamento, quando estiver criando sua estratégia, ou vá aqui e agende uma tutoria com seu super prof de metacognição:Eu! kk)

Sei que distribuir minhas horas por semana ajuda a criar um senso de familiaridade com o conteúdo, tbm sei que conforme a semana seguir minha força de vontade vai tender a diminuir, então vou fazer o seguinte:

segunda: 2h

Quarta: 1h

Sexta: 1h

Sábado é meu dia de avaliar, chegando nele, vou avaliar as métricas, percebo que uma delas(👉exercícios feitos) teve esse resultado:

Segunda: 10 exF

Quarta: 7 Exf

Sexta: 15 Exf

Não vou entrar em muitos detalhes aqui mas, isso pode indicar um possível teste para fazer semana que vem. 


Poderia ver se estou realmente aproveitando o tempo da segunda ou se estou procrastinando, (digamos que estivesse)se fosse o caso poderia tirar 1 hora da segunda e colocar nos outros dias da semana por exemplo na quinta(pois está próxima da sexta onde produzi mais).

O que eu quero que fique gravado na sua mente é que você nunca saberá, amenos que vc tenha como objetivo aproveitar ao máximo o seu tempo.

Por isso chamo esse tópico com a palavra Perfeito no meio, por  que estamos buscando um Ideal, algo que nunca vamos alcançar mas que vamos tentar com todas as forças chegar perto.

Concluindo

Como mensagem final, eu gostaria que vc Estudante, escrevesse pra mim nos comentários como esse vídeo e texto te ajudou.

É muito comum o consumo de conteúdo online, mas o problema é que raramente ele vem antes da tomada de uma ação, e sem ela não existe nem a possibilidade de vc conseguir alterar o seu comportamento.

Se os seus estudos de hoje não te satisfazem, mude eles!

Transforme hoje ainda a maneira como vc estuda não tem nada além de vc mesmo(da sua preguiça) te impedindo.

Você não controla como vc se sente, mas controla o que vc faz.

Se vc aceitar fazer isso, eu tenho uma noticia pra vc.

Mesmo hoje, estudando 5 horas por dia, e tendo uma performance melhor por aplicar estratégias como essas e outras, ainda me falta vontade de estudar.

Digo isso por que é normal vc confundir meus ensinamentos e acreditar que ser um autodidata é ter amor por estudar.

Se em algum momento dessa semana vc se encontrar nessa situação quero que lembre de uma coisa.

Eu não sinto vontade de fazer as coisas que eu não quero fazer, mas sobre os meus estudos. Esses eu preciso fazer, eu tenho que fazer. 
Aprender é a maneira que encontrei pra mudar o meu cérebro e me tornar uma pessoa melhor, e para isso aceito o sofrimento de fazer coisas que eu não quero em detrimento das que quero e gosto de fazer.

Procure uma técnica chamada A regra dos 5 segundos, ela tbm é bastante útil pra resolver esse problema de inação.

👉Aqui está o link do livro O Poder dos 5 Segundos (na promoção) explicando como usar essa regra.

https://amzn.to/3bngcow

No mais, te desejo uma ótima semana.

Continue estudando e aprendendo.

Nos falamos dentro da academia do autodidata, ou no próximo artigo aqui do blog.

Até mais.

 

Rolar para cima
× Dúvidas? Fala Comigo.