A Técnica Palácio da Memória Funciona? | Serie Passo a Passo

Olá Autodidata! A.J aqui, tudo bom!

Já imaginou como seria viver com uma boa memória?

 

Lembrar do nome das pessoas com a maior facilidade, poder citar frases de livros famosos, tirar um super 10 naquela prova que todo mundo acha difícil?

 

Todos esses exemplos que eu falei podem ser alcançados facilmente com uma mesma técnica, na verdade é uma técnica de memorização que servirá de base pra todo o seu aprendizado.

 

Você pode está pensando:

 

“Peraí, cê tá me dizendo que UMA  técnica serve pra aprender todas essas coisas e muito mais?”

 

Sim! ahha! 😆 exatamente, é a aclamada técnica do palácio da memória.

Mas já falo logo se você for um estudante avançado nas técnicas de memória, que quando você ficar mais profissional na arte do aprendizado e  memorização você vai perceber outras técnicas muito melhores pra aprender coisas específicas. o que eu quero dizer com isso?

 

Bom, como no palácio da memória você pode memorizar todo tipo de aprendizado como:

  • nomes;
  • números;
  • listas;
  • matérias escolares,
  • livros, palestras, suas aulas e muuuuito mais.

 

Mas depois de dominar o palácio da memória que é a técnica base pra uma super aprendizagem, você descobrirá que existem técnicas especificas pra memorizar nomes, ou números etc.

O que não diminui a extrema necessidade de dominar o palácio da memoria, porque sem ele será bem mais difícil de você aprender memorizar ou como muitos gostam de fazer, decorar um conteúdo, como poemas, ou citações etc.

Ao chegar no nível super sayajin da técnica você mesmo desenvolverá sua própria maneira de utilizar o palácio da memória para aprender,desenvolvendo suas próprias técnicas! Quão foda é isso hamm?

 

Com esse post eu inauguro o blog Palácio da Memória, e também a primeira série de posts sobre aprendizagem e memorização, seja muito bem vindo.

 

Porque a técnica funciona? | O Segredo Revelado

 

O Palácio da memória trabalha com as funções cerebrais da aprendizagem, isso significa que a técnica meio que ensina o cérebro exatamente da forma que ele aprende.

 

O cérebro aprende de duas formas bem legais, a primeira é através das imagens, muito se fala por ai da importância das imagens e da visualização pra aprender mais rápido, principalmente na área de línguas, mas isso se dá pois a seleção natural “escolheu” os indivíduos que tinham mais capacidade de se lembrar de imagens.

 

veja só! se você não tivesse uma memória tão boa para imagens, não conseguiria se lembrar de que um leão ou uma cobra são perigosos, você provavelmente nunca viu um leão ou uma cobra bem de perto, mas provavelmente sabe de casos onde ocorreram acidentes, e por isso tem aquela memória bem viva, que te impede de fazer carinho num leão dorminhoco, não é verdade?

A segunda forma que o cérebro funciona é a través da associação, o que eu acho bem legal é que dá pra criar essas associações pelas imagens, ou seja um resumo aqui, o cérebro aprende de 2 formas basicamente,

  • uma delas são as imagens
  • e a outra é através da associação entre essas imagens,

quanto mais vivida pra você for a associação, mais incrível será sua capacidade de memorizar.

 

Então você entendeu porque a técnica funciona, esse era meu objetivo principal nesse post, saber que a técnica funciona é super importante pra te motivar pra quando chegarmos na parte mais hardcore você estar no pique do aprendizado, e se você quiser sair na frente da concorrencia, pra seguir nessa jornada do super autodidata, já pula direto para o próximo post (Aqui)

 

Tem alguma duvida, critica ou elogio? Comente aí embaixo e manteremos contato, e se o post ainda não tiver online, coloque seu email logo abaixo, que eu juro que te aviso ok? 😀

Forte abraço, chiaal! 

A.J Cunha

Deixe um Comentário