Dicas de estudos: 2 técnicas usadas pelo Atila do Nerdologia, para aprender rápido e de forma eficiente.

Toda Semana eu costumo assistir aos vídeos do Atila no canal Nerdologia, é muito legal e eu recomendo bastante, e uma dúvida que sempre aparecia na minha mente enquanto assitia ao conteúdo erá como será que esse cara aprende? Como ele não só armazena esse conteúdo na cabeça como também consegue organizar de forma a explicar em um roteiro tão claramente? Fui atrás, e encontrei algumas pistas em dois vídeos que ele fez para o TedX e vou compartilhar com vc as duas dicas de estudos que o Atila usa para aprender mais rápido e melhor, aproveite.

Resumo do Vídeo:

Aqui estão os dois TedX que o Atila gravou:

  1. Educação para o Futuro: Clique aqui para assistir
  2. Como Aprender Melhor: Agora clique aqui para ver o outro.(meu favorito)

As 2 Afirmações que vc pode decorar para aprender as técnicas

A primeira: Ensinar para Aprender


De tudo sobre a biologia que o Atila aprendeu, ele só aprendeu(mesmo!) quando precisou ensinar esse conteúdo, quando começou a dar aulas em um cursinho.

Lá ele precisava não fazer uma prova no final do periodo, mas criar um prova para comprovar o entendimento do conteudo pelos seus alunos.

Precisava além disso, de pensar em como ele poderia ensinar o conteudo de uma forma realmente interessante, pois como ele diz em um dos TedX, ele era do tipo de aluno que ficava pescando na sala, quase dormindo de tão (fucking) chata que a aula era, e ele não queria passar esses sentimento.

E pra juntar com essa frase resumo, antes dele aprender alguma coisa, ele precisava pensar em como poderia ensinar para alguém, e apartir desse ponto que ele ia atraz da informação necessaria.

O que acabava, como consequência, o ensinando aquele conteúdo.

Então a abordagem do aprendizado meio que deu uma invertida, e ele passou a aprender mais porque pensava no que dentro do conteúdo x ou y era importante aprender para que vc possa dizer que sabe sobre aquele tópico?

É uma ótima abordagem, e isso realmente me fez rever a maneira como eu estudo, e aprendo novos conteúdos, recomendo demais que guarda essa frase com carinho, e de preferência em um post it na sua parede.

A mentalidade é, como eu ensinaria esse tópico?

Faça essa pergunta antes mesmo de começar a estudar o conteúdo.

A segunda: O Aprendizado Constante

A ideia aqui é que o mercado mudou e para vc continuar(ou começar) sendo relevante em qualquer mercado onde vc queira atuar vc precisa se manter atualizado sobre os tópicos mais relevantes, sobre as novas descobertas, novas técnicas, novos livros escritos, e etc.

Mas não somente isso, você também precisa estar CONSTANTEMENTE aprendendo coisas novas, indo em workshops, palestras, lendo artigos, fazendo cursos, e etc.

A ideia do aprendizado constante se encaixa bem com a primeira ideia, a de ensinar para aprender, é como se o objetivo fosse aprender constantemente e a ferramenta a ser usada para tal é pensar como um professor, e exercitar sua curiosidade.

Mas para isso você precisa fazer anotações, sentar na frente de um vídeo, um livro e só consumir, sem fazer qualquer tipo de registro das coisas que estão efetivamente entrando na sua cabeça é uma tremenda perda de tempo.

Será interessante durante o consumo mas pouco (ou nada) daquele conteúdo sobreviverá na sua memória em 30 dias, dê uma olhada na minha solução para esse problema logo abaixo, bons estudos.

Não está estudando bem? Está com dificuldade de entender, ou compreender o que está tentando aprender?

Eu criei um curso para resolver esse problema.

A maioria dos estudantes vão para sala de aula, copião o conteúdo, e só olham o material copiado na semana pré prova, isso se olharem.

A minha solução envolve usar das técnicas de anotações dentro de uma metodologia de estudo, a técnicas de feyman como grande influenciadora, para responder 3 grandes dúvidas na hora de aprender algo.

  1. O que capturar do que eu estou recebendo como conteúdo?
  2. Como saber se eu entendi esse conteúdo?
  3. E como não esquecer esse conteúdo depois de ter entendido?

Respondendo essas três questões durante o curso vc receberá 4 grandes técnicas de anotações que farão vc virá um estudante melhor, que entende o conteúdo, e que não desperdiça tempo re-estudando o conteúdo aprendido.

Por enquanto estão gravados 5 módulos:

  1. o modulo de Topificação
  2. Mapas Mentais
  3. Método de Cornell
  4. Escrita ativa
  5. SQ3R(em breve vou colocar na plataforma)

Então se vc tem interesse de ser meu aluno e entrar nesse curso, saiba que como um bonus você pode agendar uma aula ao vivo comigo onde vc pode tirar algumas dúvidas, ou pedir ajuda em algum tópico que vc esteja enfrentando no momento.

Clique aqui para conhecer o curso.

Então estudante, isso é tudo por agora, espero que tenha aprendido algo positivo para a sua jornada, estou ansioso para já começar a trabalhar no meu próximo post e se vc quiser ser avisado de quando isso acontecer, ativa as notificações clicando nesse sino que está aparecendo do lado direito da sua tela. Até mais, e ótimos estudos pra você.

Por Adriano Cunha,

Treinador de Estudos da Autodidatas Academy

Deixe um Comentário